RocketTheme

Sobre Paintball

image

image

 

Paintball É um esporte de Ação, Estratégia e Trabalho em Equipe no qual dois grupos tentam capturar uma ou mais bandeiras (antigo pique-bandeira). A diferença é que neste jogo cada jogador tem uma arma (marcador) que atira cápsulas de gelatina recheadas com tinta solúvel em água. Se você leva um tiro e a bolinha estoura te marcando, você fica momentaneamente fora do jogo. O objetivo é sair de sua base, pegar a(s) bandeira(s) e colocá-la na base do oponente. Quando você encontra algum jogador adversário você atira nele e o marca antes que ele faça isso com você.

Divertido, inteligente e radical. Dentre os esportes de ação, Paintball é considerado o mais seguro. Um dos fatores que contribui para isso é que é proibido o contato físico entre os jogadores, o que torna este jogo infinitamente mais seguro do que futebol, por exemplo, onde há carrinhos, chutes e até socos. O único risco real neste esporte é a visão; porém, o uso de máscaras adequadas e o correto entendimento e prática das regras, elimina totalmente este risco.

As bolinhas que servem de munição são feitas de uma gelatina fina, recheadas de tinta. As armas, que são específicas para este esporte, atiram estas bolinhas a uma velocidade entre 250 e 300 pés por segundo e elas são bastante leves. Mesmo usando projéteis não-letais, os jogadores de Paintball “sempre” utilizam máscaras de proteção PRÓPRIAS PARA PAINTBALL que protegem os olhos, a face e as orelhas. Segurança é o item mais frisado nos melhores campos. Além da obrigatoriedade do uso de máscaras em todas as áreas de tiro, também é necessário que use coloque os “Barrel Plugs” (tipos de “rolhas” de plástico para serem colocados na boca do cano sempre que se sair do jogo e para transportá-la pela área de circulação do campo. A cápsula se rompe ao impacto e geralmente é igual a um leve beliscão, dependendo do local aonde a bola acerta, pois na área do peito e costas não dói devido a proteção dos coletes. A dor passa em alguns segundos. Logicamente, quanto mais de perto for o tiro, maior será a dor. Normalmente o jogador sai do jogo com alguns “calombos”, mas nada que incomode realmente. Os arranhões na vegetação incomodam mais. Andar de kart indoor, por exemplo, doí muito mais, jogar futebol nem se fala.

Você não tem que pertencer a um time organizado. Você pode simplesmente reunir alguns amigos e ir para o Campo, ou simplesmente pegar suas coisas e ir ao campo mais próximo de sua casa. Sempre haverá por lá outros como você. Aí é só juntar a turma e jogar.

Os Campos de Paintball geralmente tem todos os equipamentos necessários para alugar, desde os Marcadores de Paintball (armas), Bolinhas, Máscaras, Roupas Camufladas e Coletes, sugerimos que levem roupas grossas para usar por baixo para minimizar o impacto das bolinhas. Se quiser pode levar também boné.

O principal item, como já foi dito, é a máscara apropriada. As máscaras de Paintball importadas são fabricadas sob severo controle de qualidade para que aguentem com segurança os tiros disparados pelas armas de Paintball. Portanto, jamais tente “inovar” usando máscara de esquiar, soldador, batalhão de choque, óculos de sol, etc, pois já aconteceram graves acidentes por este motivo. NUNCA remova a máscara durante um jogo.  A tinta é solúvel em água e basta lavar a roupa normalmente. Esta tinta é totalmente atóxica, não causando nenhum tipo de irritação na pele e sendo também biodegradável, não danifica o meio-ambiente.

O Paintball é um esporte que surgiu inicialmente nos Estados Unidos, em meados de 1980, porém já era utilizado pelo Exército Americano para treinamento de seus soldados de elite. O esporte se difundiu rapidamente nos Estados Unidos e conquistou o mundo. Hoje se joga Paintball em quase todos os países como por exemplo no Japão, Austrália, China, Rússia, Alemanha, França, Portugal, Inglaterra, Canadá, México, Bolívia, Colômbia e Argentina. Foi trazido para o Brasil em 1990, e trata-se de um jogo de estratégia onde usa-se marcadores que disparam bolinhas com tinta. No campo, jogam dois times compostos por normalmente cinco jogadores cada um.  É um esporte de Ação, Estratégia e Trabalho em Equipe no qual dois grupos tentam capturar uma ou mais bandeiras (antigo pique-bandeira). A diferença é que neste jogo cada jogador tem uma arma (marcador)que atira cápsulas de gelatina recheadas com tinta solúvel em água. Se você leva um tiro e a bolinha estoura te marcando, você fica momentaneamente fora do jogo. O objetivo é sair de sua base, pegar a(s) bandeira(s) e colocá-la na base do oponente. Quando você encontra algum jogador adversário você atira nele e o marca antes que ele faça isso com você. Divertido, inteligente e radical.

A idade mínima para jogos abertos é de 13 anos ou mais, no caso de crianças com menos de 13 anos, é preciso que os pais estejam presentes ou que enviem uma autorização expressa para se praticar o esporte, além de a criança conseguir entender as regras e carregar o equipamento. O esporte é altamente empolgante, e além de uma alta dose de adrenalina, envolve muita ação, iniciativa, trabalho em equipe, comunicação e liderança.